Bayern München goleia na Champions League, Leipzig e Dortmund avançam na Liga Europa

Alemães levaram a melhor nas competições continentais nesta semana


Mais uma semana de competições continentais se encerra, e tivemos alemães em campo mais uma vez. O Bayern de Munique jogou a partida de ida pelas oitavas da UEFA Champions League, enquanto RB Leipzig e Borussia Dortmund decidiram suas vidas na UEFA Europa League.

Abrindo a semana, na terça-feira, o Gigante da Baviera recebeu na Allianz Arena o atual campeão turco, o Besiktas. Mesmo com o favoritismo, os primeiros minutos mostraram que a vida dos alemães não seria fácil, porém, com a expulsão precoce (e acertada) de Domagoj Vida, o Bayern teve o caminho livre para trilhar uma vitória fácil. Ainda assim, na primeira etapa, os turcos conseguiram armar uma defesa sólida, com Fabricio fazendo boas defesas. Somente na reta final, após boa jogada pela esquerda, a bola chegou até Thomas Müller, na pequena área, que colocou no fundo das redes. No segundo tempo, o Bayern foi ainda mais agressivo e, logo no início, Coman infiltrou bem e ampliou o placar, 2 a 0. A partir daí, a defesa visitante, que antes parecia intransponível, agora se abria com facilidade. Após boa trama pela direita de Robben e Kimmich, Müller empurrou para as redes mais uma vez. 3 a 0 e uma goleada se encaminhando.  Faltava o de alguém, e esse alguém era Robert Lewandowski, que estava desaparecido e teve poucas chances reais de gol. Mas, já no final da partida, o polonês teve duas bolas que não desperdiçou - 5 a 0 com amplo domínio e vaga praticamente assegurada para a próxima fase.

(Foto: Andreas Gebert/Anadolu Agency/Getty Images)

Na Liga Europa, a vida germânica não foi tão fácil. Depois de uma virada imponente em Nápoles na última semana, o RB Leipzig possuía uma vantagem segura contra os líderes do Campeonato Italiano e que poupou metade do seu plantel titular. Pensando em segurar a vantagem e apenas administrá-la, Ralph Hasenhüttl fez com que seu time adotasse uma postura mais passiva e esperasse seu adversário dar espaço para contra-ataques. Porém, os napolitanos gostam de possuir a posse da bola e buscavam os espaços na defesa alemã para abrirem o placar. Já no final da primeira etapa, em rebote após chute de Insigne, o polaco Piotr Zielinski tirou o zero do marcador. No segundo tempo, a partida se esfriou até o momento em que José Maria Callejón cruzou e Insigne se antecipou ao zagueiro adversário para ampliar o resultado e fazer com que as esperanças do Napoli fossem renovadas. Com isso, os Rotten Bullen se fecharam para que a vaga não escapasse de maneira cruel. Para as próximas fases, Ralph e sua comissão precisarão pensar melhor a estratégia de jogo de sua equipe, uma vez que a passividade vista contra os italianos se mostrou extremamente perigosa.

(Foto: ROBERT MICHAEL/AFP/Getty Images)

O último alemão a entrar em campo foi o Borussia Dortmund e o que se viu foi a inconsistência de toda temporada. Logo no início da partida, Bürki e Sokratis bateram cabeça e a bola sobrou para Rafael Tolói abrir o placar e dar a vantagem à Atalanta. Até a metade do primeiro tempo, os Aurinegros mostravam uma apatia assustadora e não haviam chances criadas, até que Götze conseguiu poucas bolas que acabariam sendo desperdiçadas. Após o intervalo, mesmo com as substituições, o roteiro se repetiu e os donos da casa estiveram mais próximos do segundo gol do que o Dortmund de um empate. Até que, após falha do goleiro Berisha, Schmelzer empurrou para as redes e classificou a equipe do Vale do Ruhr. As três equipes voltam a campo em torneios continentais em duas semanas, com a volta da Champions League e as Oitavas da Liga Europa. Enquanto o Bayern vai até a Turquia na volta, o Borussia enfrentará o Salzburg e o Leipzig recebe o Zenit.

(Foto: Emilio Andreoli/Getty Images)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.