Copa da Liga Alemã: já foi disputada e era bem interessante

Competição que era realizada antes da temporada foi disputada em doze edições

Maior campeão da Ligapokal, Bayern comemora a taça (Divulgação/GettyImages)
Tradição em outras grandes ligas européias, você provavelmente já se perguntou: Por que não há uma Copa da Liga na Alemanha? Fora de cogitação atualmente em solos alemães, a competição sempre teve caráter quase que amistoso e um patamar de importância bem abaixo da DFB-Pokal, por exemplo. No entanto, quando disputada, protagonizou boas disputas.


Realizada antes da temporada regular, reunia o campeão da Bundesliga da época anterior, assim como o campeão da DFB-Pokal e os outras três times melhores classificados no Campeonato Alemão. Uma vez que um clube tivesse uma "dupla-classificação", o quinto colocado da Bundesliga se classificava pro torneio. Em outras edições, o campeão da 2.Bundesliga foi elegido no lugar do quinto colocado do campeonato.

Com seis equipes classificadas, a Ligapokal era disputada em mata-mata. Às vezes, com partidas ida e volta nas primeiras rodadas, outrora com apenas um embate, mas sempre com final em jogo único. 
O mando de campo era sempre a favor do campeão da Bundesliga e o da DFB-Pokal, enquanto o decisivo e último jogo era em campo neutro.

A primeira edição da Copa da Liga foi realizada de forma isolada em 1972, com o adiamento do começo da Bundesliga devido aos jogos olímpicos de Munique. Só viria a ser disputada novamente em 1997, quando voltou a todo vapor.

Os campeões e as finais

Schalke campeão em 2005 (Divulgação/GettyImages)

Na primeira edição, o Hamburgo se sagrou campeão frente ao Borussia Mönchengladbach com uma acachapante goleada por 4-0. No retorno da Copa, em 1997, foi a vez do Bayern de Munique levantar o caneco frente ao Stuttgart. Feito que se repetiria sobre o mesmo adversário no ano seguinte, com mais uma taça. Nas duas edições seguintes, mais dois títulos pro Bayern, que já alcançava um tetracampeonato de forma seguida, sobre Werder Bremen e Hertha Berlin.

O time da capital, no entanto, se recuperou e nos anos seguintes fez uma dobradinha pra cima do Schalke 04, vencendo dois títulos com vitórias por 4-1 sobre os Azuis Reais.
Nos anos seguintes, Hamburgo e Bayern venceram mais uma vez cada um, ate que em 2005 o Schalke 04 encerrou seu jejum e "copou" a Ligapokal. As ultimas duas edições, disputadas em Leipzig, tiveram Werder Bremen e Bayern de Munique, mais uma vez, vencedores.

Os maiores campeões são:

Bayern de Munique - 6 títulos
Hertha Berlin - 2 títulos
Hamburgo - 2 títulos
Werder Bremen - 1 título
Schalke 04 - 1 título

Com o argumento de falta de espaço no calendário, a DFL decidiu parar de organizar a Ligapokal. Como nunca teve grande importância, foi facilmente descartada e não há nem debates sobre uma possível volta. Mas recordar é viver, e uma competição interessante como essa merece ser lembrada.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.